Ó PESSOAL...

...Visitem-se uns aos outros...cliquem nos cartões e conheçam os outros sócios.
Não deixem também de ver as publicações anteriores. Há sempre coisas interessantes que por vezes nos passam ao lado...

LEIAM E ENTENDAM!

Pedido de ajuda - Casa de Santa Isabel

A Quinta do Formigo em São Romão, um local de grande harmonia natural, onde se encontra a Casa de Santa Isabel (uma comunidade terapêutica para crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais) está neste momento a correr o risco de desaparecer. Isto porque as Estradas de Portugal e a Câmara Municipal de Seia pretendem criar um troço de ligação entre Seia e a Serra da Estrela que separará as diversas residenciais da Casa de Santa Isabel, além de acabar com o belo espaço que a natureza dá naquele local.
Assim, venho por este meio pedir-vos que assinem a petição contra esta obra, para o bem das pessoas da Casa de Santa Isabel e do povo de São Romão. Para isso basta acederem ao seguinte site:
http://www.petitiononline.com/formigo/petition.html,
http://www.casa-santa-isabel.org/

Obrigado
Metamorfosesvividas.blogspot

sábado, 14 de março de 2009

Açores: o Trancador!


"...As baleias, lá bem longe,
flutuam segundos e mergulham naquele mar bonançoso, mas que, de um momento para o outro, pode pôr-se rijo. Os botes continuam a deslizar com velocidade.
O objectivo é aproximar-se da baleia, sem ruído.
O trancador (arpoador) de pé, com os pés bem firmes, vai à proa de arpão em punho..."
Citação da Caça da Baleia, CM Lages do Pico

Devo acrescentar que a caça da baleia praticada nos Açores até finais da década de 80, tinha uma escala méramente residual no total mundial da caça desta espécie. De realçar a nobreza dos baleleiros Açoreanos que até ao ultimo dia....recusaram a utilização de armas mecanizadas (canhões e espingardas) para o lançamento do arpão....utilizando sempre a força do braço humano para lançar arpão manual ! O homem contra o animal sem batotas...






Monumento aos Caçadores de Baleias (S. Roque do Pico) Posted by Picasa